Benefícios do Facebook
para negócios
Uma
página do Facebook tem muitos benefícios potenciais para seu negócio, afinal de
contas “falamos” de umas das redes sociais mais usadas do mundo e com pessoas
interessadas nos mais diversos ramos. Combinados, os benefícios abaixo
podem levar ao aumento das vendas e lucros para o seu negócio.
Facebook
é uma estratégia de marketing de baixo custo
Atividades
de marketing que iriam custar milhares de reais através de outros canais podem
ser usadas no Facebook por uma fração do custo total. Isso o torna ideal
para pequenas e médias empresas, com um orçamento de marketing
limitado. Grandes empresas também podem julgar seus conceitos de marketing
e temas através do Facebook antes de iniciar campanhas maiores.
Compartilhe
informações básicas sobre o seu negócio
Sua
página de Facebook é um lugar onde você pode divulgar o nome da empresa,
endereço e detalhes de contato, e descrever brevemente os seus produtos e
serviços. Você também pode falar sobre sua equipe, história, ou qualquer
outro aspecto de seu negócio que é susceptível de atrair outros usuários do
Facebook e criar o interesse no que você faz e assim conseguir mais clientes e vender mais.
Compartilhe
fotos e vídeos do seu negócio
Além de
permitir que você publique texto, o Facebook permite fazer o upload de fotos e
vídeos do seu negócio. Esta pode ser uma maneira poderosa para se
comunicar com clientes e potenciais clientes, permitindo-lhes ver o seu produto
ou serviço sem ter que visitar suas instalações.
O Facebook
também permite aos usuários marcar e indicar se um produto ou serviço possa
interessar algum amigo do Facebook. Esta função pode ser usada para promover o
seu negócio. Por exemplo, um operador turístico poderia postar uma foto em
sua página de um grupo em seguida, convida cada participante para marcar a sua
imagem na foto. Cada imagem marcada vai aparecer como uma atualização por
conta Facebook do participante, onde seus amigos vão ver isso também. Isso
aumenta o nível de interesse na imagem, e em sua empresa.
Se você
decidir marcar usuários, tenha cuidado. Pode ser uma questão de privacidade
e alguns usuários do Facebook são sensíveis sobre serem marcados em
fotografias. Por esta razão, é melhor pedir aos participantes para fazer a
marcação, em vez de fazê-lo em seus nomes.
Falar
com os clientes existentes e potenciais
Você
pode usar o Facebook para "falar" com os clientes existentes e
potenciais por mensagens. Mas não use o Facebook para promover
agressivamente os seus produtos ou serviços, Você terá muito mais sucesso se
você compartilhar informações relacionadas com o seu negócio que é realmente
útil ou interessante para outros usuários, Isso aumenta a sua
credibilidade e promove o seu negócio através da construção de relacionamentos
de longo prazo com outros usuários. Por exemplo, um veterinário pode
postar dicas para cuidar de animais de estimação.
Você
também deve ouvir tanto quanto você fala. Prestar atenção ao que o mercado
pensa sobre o seu negócio, sua indústria, um produto ou uma campanha de
marketing pode fornecer informações valiosas.
Fornecer suporte ao cliente
Os
clientes podem postar perguntas de pós-venda no seu mural do Facebook e sua
equipe pode respondê-las lá. Isso é muitas vezes mais eficiente do que
telefonemas e permite que outros clientes possam ler perguntas e respostas
comuns, sem ter que se aproximar de você individualmente.
Aumentar
a conscientização da marca e promover o boca-a-boca positivo
Você
pode aumentar o perfil de sua empresa no Facebook, incentivando os clientes
existentes e potenciais para clicar o botão 'Curtir' em sua página do Facebook. Uma vez que eles gostem de sua página, seus clientes irão
receber as suas atualizações em seus murais, onde seus amigos também vão
vê-los. Isso ajuda a construir a consciência do seu negócio e associar os
seus amigos com a sua marca. Os clientes também podem enviar mensagens
positivas sobre seus produtos ou serviços, compartilhados em seus murais para
todos os seus amigos verem.
Facebook
pode orientar o tráfego para o seu site
Você
pode incluir um link para seu site em sua página no Facebook. De fato,
muitas empresas relatam que o maior benefício do Facebook é o tráfego extra que
ele dirige para o seu site. Os visitantes que vêm para o site podem ser
expostos a mensagens de marketing mais fortes e, muitas vezes, a opção de
compra de bens e serviços.
Os
clientes que chegam ao seu site a partir do Facebook tendem a ser mais
receptivos do que a média de visitantes, porque eles já sabem algo sobre o seu
negócio e foram motivados para clicar no link do site.
A
publicidade dirigida
Facebook
pode analisar todas as informações de milhões de usuários que se interessam por
determinados produtos. Como o proprietário de uma página comercial, você
pode pagar para usar esta informação e entregar publicidade segmentada para um
grupo específico.
Por
exemplo, uma loja ao ar livre poderia usar Facebook para calcular quantos
homens de uma certa idade em uma determinada cidade e que tem 'pesca' como um interesse. Em seguida,
eles poderiam desenvolver um anúncio de novas iscas de pesca, e pagar para que
ele apareça apenas nas perfis dessas pessoas. (Os anúncios aparecem nas
páginas do lado direito no Facebook.
Como
sempre recomendo, não faça da sua Fanpage, Blog ou Site um mural de anúncios,
onde o visitante é bombardeado por propagandas, compre isso, compre aquilo.
Faça uso da estratégia 80/20. 80% de conteúdo e 20% de anúncios de vendas. Como
eu recomendei no ultimo tópico, “Publicidade dirigida”, ou qualquer outro meio que faça com que seus
clientes acessem seu site, pois se interessaram por seu produto ou serviço, nestes casos crie uma
página em seu Blog
ou Site especifico para vendas, pois nestes casos os visitantes estarão
propensos a comprar.
Lembre-se, “Muitas pessoas fogem de vendedores” e não queremos que saiam sem comprar nada não é?
Lembre-se, “Muitas pessoas fogem de vendedores” e não queremos que saiam sem comprar nada não é?
Por isso
recomendo cuidado com as suas postagens para que não assustem seus potenciais
clientes...
Para você que quer melhorar seus resultados usando a internet, recomendo que leia também, Como melhorar seus resultados usando o YouTube
Sucesso e até o próximo artigo...
Atenciosamente,
Para você que quer melhorar seus resultados usando a internet, recomendo que leia também, Como melhorar seus resultados usando o YouTube
Sucesso e até o próximo artigo...
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